BLOG INÍCIO MAIO/2012 - SIGA O BLOG DA ACADEMIA

22/08/2012

Acadêmica Márcia Christina Lio Magalhães, Lança Livro na Bienal de SP.

A Acadêmica da Academia de Letras Juvenal Galeno ALJUG, Márcia Christina Lio Magalhães (Cadeira nº 10), relançou em 17 de Agosto de 2012 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, seu Livro POETAR É PRECISO editado em 2010 pela editora Scortecci. Na ocasião, recebeu fãs e amigos para tarde de autógrafos.

10/08/2012

Crença e Desejo? Pois Sim!

Hoje, percebe-se um grande número de pessoas alimentando o desejo de se tornarem escritoras, mas será que só o desejo e a crença na palavra DOM resolvem o problema, configuram um verdadeiro escritor?
É claro que não! Faz-se necessário estudo intenso do conteúdo gramatical e gráfico, leitura continuada, domínio do que, de fato, caracteriza um tipo de gênero textual, além do treino incessante com o rumo da palavra escrita, tudo somado aos princípios de coerência e coesão textual.
Até a própria leitura não deve ser feita às pressas, em qualquer situação: numa viagem de avião, bancos de praças... Deve ser feita vagarosamente, refletida, observada quanto ao conteúdo e à forma, mas não para dar satisfação às pessoas: de que lê muito, um número x de livros por ano... Quando a quantidade de leitura vale mais do que a qualidade?.
Em uma leitura consciente, observa-se, em primeiro lugar, o vocabulário, as expressões, os belos arranjos feitos pelo autor, os momentos que permitem reflexão, a própria técnica de desenvolvimento de um texto... Daí alguns professores aconselharem, até mais de uma vez, a leitura de um livro, de um simples texto, e acrescento: desde que sejam bem escritos e obra de um autor consagrado. Será que um texto com vocabulário “pobre”, corriqueiro, sem uma postura sintática definida resolve alguma coisa, ou seja, nutre, realmente, o intelecto e contribui para a produção de textos ricos e coesos?
Quem hoje escreve e participa das famosas comissões julgadoras em concursos literários? Em seleção de textos para antologias e coletâneas? Quem lê os manuais de redação e os livros de teoria literária?
Tudo isso precisa ser refletido, e de uma forma bem mais séria, sobretudo nas Entidades Literárias. Ser chamado de conto, crônica, poema de forma fixa, texto opinativo o que realmente for! Do contrário, o analfabetismo funcional chegará onde não deveria, e mantendo a sua história! Uma triste e vergonhosa história!


(Eliane Arruda)