BLOG INÍCIO MAIO/2012 - SIGA O BLOG DA ACADEMIA

10/08/2012

Crença e Desejo? Pois Sim!

Hoje, percebe-se um grande número de pessoas alimentando o desejo de se tornarem escritoras, mas será que só o desejo e a crença na palavra DOM resolvem o problema, configuram um verdadeiro escritor?
É claro que não! Faz-se necessário estudo intenso do conteúdo gramatical e gráfico, leitura continuada, domínio do que, de fato, caracteriza um tipo de gênero textual, além do treino incessante com o rumo da palavra escrita, tudo somado aos princípios de coerência e coesão textual.
Até a própria leitura não deve ser feita às pressas, em qualquer situação: numa viagem de avião, bancos de praças... Deve ser feita vagarosamente, refletida, observada quanto ao conteúdo e à forma, mas não para dar satisfação às pessoas: de que lê muito, um número x de livros por ano... Quando a quantidade de leitura vale mais do que a qualidade?.
Em uma leitura consciente, observa-se, em primeiro lugar, o vocabulário, as expressões, os belos arranjos feitos pelo autor, os momentos que permitem reflexão, a própria técnica de desenvolvimento de um texto... Daí alguns professores aconselharem, até mais de uma vez, a leitura de um livro, de um simples texto, e acrescento: desde que sejam bem escritos e obra de um autor consagrado. Será que um texto com vocabulário “pobre”, corriqueiro, sem uma postura sintática definida resolve alguma coisa, ou seja, nutre, realmente, o intelecto e contribui para a produção de textos ricos e coesos?
Quem hoje escreve e participa das famosas comissões julgadoras em concursos literários? Em seleção de textos para antologias e coletâneas? Quem lê os manuais de redação e os livros de teoria literária?
Tudo isso precisa ser refletido, e de uma forma bem mais séria, sobretudo nas Entidades Literárias. Ser chamado de conto, crônica, poema de forma fixa, texto opinativo o que realmente for! Do contrário, o analfabetismo funcional chegará onde não deveria, e mantendo a sua história! Uma triste e vergonhosa história!


(Eliane Arruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário